Nos dias de hoje, estar presente nas redes sociais é quase obrigatório para qualquer tipo de empresa, e é claro, que as empresas que oferecem serviços de internet não podem ficar de fora.

Por isso, separamos algumas estratégia para as redes sociais do seu provedor. Vamos lá?

1) Crie uma página profissional

Para aumentar a relação com o seu público e fortalecer a sua marca, esteja presente nas principais redes sociais. Essa é uma dica valiosa para qualquer empresa, mas principalmente para aquelas que trabalham com o digital, como provedores de internet. Contudo, o tipo de presença e de conteúdo também importam. Então, para começar, crie uma página profissional, e não um perfil pessoal.

Além das páginas profissionais trazerem mais seriedade, profissionalismo e confiança para a sua empresa, ao contrário do perfil pessoal, que pode trazer uma “cara” mais amadora para o seu negócio, as páginas profissionais possuem vários recursos para trabalhar o marketing digital, como por exemplo informações sobre o desempenho das publicações, sobre o público que curte ou segue a sua página ou ainda gráficos de desempenho da página, entre outros. Todas essas informações te ajudarão a entender seu público e as estratégias e publicações que funcionam mais para ele.

2) Poste conteúdos condizentes com a sua empresa e que interessem seu público

Nem só uma coisa ou só outra! As pessoas não vão seguir a sua empresa nas redes sociais apenas para receber propagandas a todo momento, e também não dá para você postar conteúdos diversos que não tenham nenhuma relação com o seu negócio. Por isso, além de mostrar seus produtos, seus serviços e os diferenciais da sua empresa, faça postagens com conteúdos que podem ser interessantes para o seu público e que tem certa relação com a sua empresa, como por exemplo dicas de como reinstalar um roteador ou novidades da área.

É muito importante que você conheça o seu público e não deixe de lado os valores e o posicionamento da sua empresa. Conhecendo bem ambos, você conseguirá saber o que as pessoas esperam de uma empresa como a sua e o que você pode entregar além do esperado. Dessa forma, você conseguirá visualizar melhor o que os conteúdos postados deverão entregar… informação, entretenimento, diversão etc.

Os conteúdos também podem variar de acordo com a rede social, afinal, cada uma tem um diferencial específico. O Instagram, por exemplo, é uma rede social muito visual, em que você deve se preocupar com fotos bem produzidas e vídeos curtos com ofertas, lançamentos e eventos patrocinados pela sua empresa. Já o Facebook é uma rede social em que se preza mais pelo entretenimento e os conteúdos mais acessados são em vídeo. Há ainda o LinkedIn para conteúdos mais corporativos, e o YouTube para vídeos mais longos, como, por exemplo, tutoriais.

3) Faça postagens frequentemente

Poste conteúdos constantemente! Nas redes sociais há um sistema de relevância. Se o público interage regularmente com suas postagens, elas sempre aparecerão na linha do tempo dele. Mas, se as postagens não têm uma frequência satisfatória, cada vez menos pessoas irão vê-las de forma orgânica, ou seja, não paga.

4) Se preocupe com a estética da sua página e dos conteúdos

A estética da sua página e dos conteúdos é muito importante para atrair seguidores e clientes. Por isso, mantenha um padrão visual nas suas postagens, seguindo a identidade visual da empresa, com uma paleta de cores e um estilo de fonte. Assim, você trará credibilidade e profissionalismo.

Se você não tem muita experiência ou conhecimento para criar uma identidade visual e desenvolver as artes dos posts, vale tentar se qualificar através de cursos online ou então contratar um designer ou uma agência que realize esta tarefa.

5) Impulsione / Patrocine alguns posts

Patrocinar postagens nas redes sociais é uma excelente opção para divulgar seu provedor de internet e possui um ótimo ROI (retorno sobre investimento). Você pode escolher quanto quer investir, o perfil de público que quer atingir, o período que quer veicular, além de outras opções que possibilitam que sua mensagem chegue até o público certo.

6) Esteja pronto para o SAC 3.0

Seu cliente terá dúvidas e não serão poucas. Muitas vezes eles tentarão tirá-las através das redes sociais. Por meio do Facebook ou de outras redes sociais, você poderá consolidar o SAC 3.0 da sua empresa, tendo um atendimento ágil e eficaz para resolver todos os possíveis problemas e incertezas do seu cliente.

Para que você consiga montar um SAC 3.0, você precisará de profissionais capacitados  e que saibam atender seu cliente com eficiência em qualquer circunstância, por exemplo, se o cliente entrou em contato via chat do Facebook isso significa que ele prefere ser atendido daquela forma (por qualquer motivo que seja), então sua equipe tem que estar pronta para respondê-lo por aquela via, sem trocar a via de comunicação – para telefone, por exemplo.

Desta forma, você conseguirá ter maior controle dos meios de comunicação que são utilizados em seu SAC, facilitando os registros, se comunicando de forma que agrade o cliente e ainda por cima desafogando os outros meios de comunicação (como o telefone, citado no exemplo). Por este último motivo, é importante que você consiga disponibilizar mais de uma forma de acesso (Whatsapp, Facebook, Telefone, E-mail etc.) ao seu SAC.

Além destes pontos, é fundamental dizer que se você deseja ter um SAC realmente profissional, os colaboradores devem conseguir administrar situações de crises e lidar com clientes mais exaltados. E para isso, lhe trazemos duas dicas essenciais:

  1. Não jogue a culpa no cliente (por mais que ele seja culpado), isso só piorará o atrito e deixará a possibilidade de encontrar uma solução ainda mais difícil de ser alcançada.
  2. Assuma os erros da empresa, esta atitude é muito importante para deixar claro que a empresa é composta de seres humanos que também cometem erros e que estão dispostos a tomar as medidas necessárias para corrigi-los.

Como você pode ver, o trabalho com as redes sociais não é fácil e demanda habilidade e tempo. Se você não tem muita experiência ou conhecimento na área, vale qualificar sua atuação nas redes sociais por meio de cursos online de marketing digital ou então contratar colaboradores ou uma agência de publicidade para orientar a sua empresa neste processo.

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