Possivelmente, você já tenha ouvido falar em internet fibra ótica. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais popular com a ampliação da cobertura em mais estados e cidades no Brasil através de provedores de banda larga. Mas você sabe exatamente como a internet fibra óptica funciona?

De forma objetiva, nesse tipo de conexão, os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra ótica, permitindo ao usuário navegar em uma internet mais rápida e também mais estável. 

Continue a leitura para entender mais sobre como funciona a internet fibra ótica e descubra suas vantagens.

O que é a fibra óptica?

Em resumo, a fibra óptica é um filamento de alta flexibilidade, transparente, feito de vidro ou plástico extrudido. Ele funciona como um ótimo condutor de luz, imagens, além de impulsos codificados.

Essa tecnologia costuma ser produzida no diâmetro de alguns micrômetros, levemente mais espesso que um fio de cabelo humano. Essa fibra tem grande importância para o sistema de comunicação de dados, pois não sofre com a interferência do eletromagnetismo.

Antigamente, as fibras ópticas eram utilizadas para guiar transmissões de sinais óticos, mas operavam em um distância limitada. Elas facilmente perdiam luz durante a transmissão, sofriam com o alto calor que lasers emitiam, e apresentavam alguns problemas de emendas.

No entanto, na década de 70, as técnicas utilizadas para os processos ópticos foram bastante aprimoradas, tornando possível a monitoração das transmissões de informações a longa distância.

Aqui em solo brasileiro, essa tecnologia começou a ser utilizada apenas no ano de 1977, depois de realizações de pesquisas importantes, produzidas especialmente pela Unicamp.

Como funciona a internet fibra óptica? 

O diferencial da velocidade da conexão da internet fibra ótica é o cabo utilizado.
Diferente do cobre, usado em conexões DSL, os cabos de fibra ótica permitem maior largura de banda, oferecendo a conexão a locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade.

O motivo é porque, esse tipo de conexão não utiliza eletricidade na transmissão, como ocorre no caso da internet por fio de cobre. Na internet fibra óptica, o sinal é convertido em luz para então ser enviado através do cabo, sendo capaz de alcançar frequências bem maiores. Essa transformação pode ser feita por laser (fibra monomodo) ou LED (multimodo).

Na fibra óptica monomodo é possível trabalhar apenas com um sinal por vez, já que há somente uma fonte de luz. A vantagem é que isso pode funcionar muito bem para longas distâncias (até 80 km), sem que ocorra perda na qualidade.

Já na fibra óptica multimodo, existe a troca de vários sinais ao mesmo tempo. Esse tipo é mais barato e indicado para redes domésticas. Porém, deve ser utilizado apenas em curtas distâncias, de no máximo 300 metros.

E para que essa luz viaje até os usuários, levando um bom sinal de TV por assinatura e internet de velocidade, são necessárias várias camadas muito importantes para o funcionamento dos cabos de fibra ótica, exatamente como explicamos no tópico anterior.

Quais são os benefícios da internet fibra óptica?

  • A capacidade de transmissão é maior

A fibra óptica é famosa por sua grande capacidade de transmissão de dados. A largura de banda dos fios de fibra óptica podem chegar a 1 terabit por segundo, sobressaindo-se sobre a capacidade do fio de cobre, que permanece pela metade.

Outra grande vantagem é a capacidade de múltiplas conexões na fibra óptica sem a perda de largura de banda entre os dispositivos. Ou seja, você poderá assistir um filme em alta definição enquanto seus filhos jogam videogames de última geração, sem que um atrapalhe o sinal do outro.

  • Há uma menor degradação do sinal

Uma grande queixa da banda larga tradicional pela maioria das pessoas que utilizam a conexão via cabo de cobre é que o sinal diminui à medida que o cliente se afasta do provedor.

Em grandes cidades isso pode ser um problema, pois quando os provedores estão localizados no centro, as áreas periféricas sofrem com o pouco sinal de internet. O mesmo pode acontecer com as áreas centrais, se os provedores estiverem localizados nas áreas periféricas.

Quando falamos do sinal da fibra óptica, não há degradação tão rápida com a distância, ou seja, independente do provedor estar perto ou longe de você, a internet não sofrerá com o sinal fraco.

  • A instalação da fibra óptica é mais fácil

A internet de fibra óptica é melhor para instalar do que a internet via cabo coaxial.
Por conta da distância máxima dos cabos coaxiais, as centrais de distribuição necessitam de mais cabines de transmissão de sinal, o que faz com que a internet fique mais lenta e propensa a oscilação.

Já a internet de fibra óptica possui uma distância máxima de transmissão de sinal muito mais ampla, sem perda de dados e qualidade. Isso possibilita uma economia de 70% para as distribuidoras e um sinal muito mais seguro.

Além do mais, a manutenção dos cabos de fibra óptica é muito mais rápida e mais barata, o que faz com que ninguém sofra com problemas comuns de quedas de sinal como na internet via cabo coaxial.

E então, ficou claro como funciona a internet fibra óptica?
Se gostou dessa dica, deixe seu comentário e confira mais conteúdos em nosso blog.