Com o avanço da transmissão do coronavírus no Brasil e no mundo, alguns setores do mercado de trabalho determinaram que seus empregados exerçam as atividades laborais de suas casas, como medida de isolamento. A situação é nova para muitos e pode trazer incertezas.

Confira algumas dicas de como se adaptar a esse novo formato de trabalho e ainda ser produtivo!

1. Vista-se para o trabalho. Não precisa usar “roupa de sair” (vestir uma camiseta e calça de moletom, bem confortável também é uma opção). O que não pode é ficar de pijama o dia inteiro. Isso seria o mesmo que trabalhar na cama.

2. Aliás, nada de trabalhar na cama. Nem no sofá da sala. Escolha um local para fazer de escritório. Pode ser uma escrivaninha, a mesa da cozinha ou qualquer cômodo mais sossegado da casa. Deixe seu cérebro entender que o cenário mudou e a folga chegou ao fim.

3. Evite distrações. Desligue a TV ou feche a porta de seu escritório temporário. Se você mora com mais pessoas, avise que está indisponível durante o expediente.

4. Não misture tarefas profissionais com tarefas domésticas. Lavar a louça, estender roupa e fazer faxina são atividades para depois do trabalho. Faça de conta que você saiu para a empresa e só volta no fim do dia, como aconteceria normalmente.

5. Mantenha a ergonomia. Nem todo mundo vai ter uma cadeira de escritório em casa, mas é importante escolher um assento acolchoado, com espaldar alto e apoio para os braços. Sério, isso faz MUITA diferença para a saúde. Vale até usar uma almofadinha nas costas.

6. Faça pausas. Na firma, é costume se levantar para tomar um cafezinho, ir ao banheiro e conversar com o colega. Bem, home office não tem coleguinha ao lado, mas as paradas estratégicas são ótimas para relaxar.

7. Siga o cronograma. A maioria dos clientes, colegas e fornecedores está disponível em horário comercial. Portanto, não se iluda com aquela história de turnos flexíveis, trabalhar de madrugada, etc. Leve sua rotina como você sempre fez.

8. Finalize o expediente. Algumas pessoas têm reclamado do tédio da quarentena. Talvez elas preencham o tempo ocioso com… mais trabalho! Calma, que nem só de labuta se vive. Bata o ponto (metaforicamente, claro) na hora marcada e desconecte-se. E-mails e tarefas pendentes ficam para o próximo dia útil.

9. Agende. Não aguentou a ansiedade e resolveu checar os e-mails? Pois vários serviços têm a opção de agendar o envio das mensagens para uma hora específica. Caso você precise dar algum retorno, programe a resposta para ser disparada no dia seguinte, em horário comercial.

10Aproveite. Trabalhar em casa pode parecer estranho no início, mas há vantagens. Você poupa o tempo do trânsito, não tem que se arrumar tanto e, principalmente, garante o isolamento social, importantíssimo para conter a pandemia.

Fonte: Brasil de Fato

Além disso, é essencial que você invista em internet. Por não exigir um trabalho presencial, muitas vezes a solução são as chamadas de vídeo. Uma boa conexão irá te ajudar a usar todos os recursos online que precisa para trabalhar.

Conte com a RG Soluções para dar todo o suporte necessário para sua empresa!